domingo, 25 de junho de 2023

San Juan e 40ºC à sombra em Badajoz e Elvas

    Uma escapadinha de fim-de-semana sabe sempre bem para quebrar a monotonia da rotina de trabalho. Por este motivo, decidimos dar um saltinho ao Alentejo, mais precisamente a Elvas, e também ao país de nuestros hermanos, para visitar Badajoz, que antes era apenas uma cidade de passagem para nós… Porém, ao marcarmos a nossa viagem, não contávamos apanhar com temperaturas acima dos 40ºC! Acontece que calhou fazermos estes planos num dos dias mais quentes do ano!


    No caminho de Lisboa até Badajoz, não sentimos muito o calor, com a ajuda do ar condicionado. No entanto, bastou-nos meter um pé fora do carro para percebermos de imediato que não seria, de todo, um bom dia para passear. O rádio do carro marcava precisamente 42ºC…

    Saímos do carro em direção à Praça Alta, que estava praticamente deserta. Havia apenas, num dos lados, um pequeno cortejo de cabeçudos, pois era feriado de San Juan. Tocavam instrumentos e dançavam, mas rapidamente foram embora. Foi-nos dito que estava toda a gente em casa, por causa do feriado e por causa do calor. Afinal de contas, para além disso também já era quase a hora da siesta.


    Decidimos cumprir o nosso plano inicial de ir à Churreria aAaaa provar os seus churros com chocolate quente, o que claramente também não foi bem pensado: fritos com chocolate quente com tanto calor… Não é uma boa combinação, de todo! E talvez isso nos tenha feito desfrutar menos da experiência. Estava demasiado calor para comer este tipo de petiscos!

    Passeámos pelas ruas de Badajoz, perante todo um comércio e monumentos encerrados. O calor estava abrasador… As poucas pessoas que se viam na rua estavam sentadas nas esplanadas a comer tapas. No entanto, a nossa fome pedia mais do que tapas, então decidimos ir mais cedo para Elvas, onde iríamos ficar durante a noite.


    Estávamos moles, com vontade de apenas estar numa piscina a tarde toda. E, felizmente, sabíamos que o alojamento que tínhamos reservado por acaso tinha uma piscina! Mas, antes disso, decidimos ir almoçar. 

    Escolhemos o restaurante Girassol, que era também um dos poucos abertos – muitos dos restantes estavam encerrados para férias! Tivemos um atendimento muito simpático e duas Coca-Colas cheias de gelo ajudaram a tolerar um pouco melhor o calor e a aproveitar a deliciosa refeição tipicamente alentejana que estávamos a ter: com secretos de porco preto e umas deliciosas migas de pão, alho e tomate.



    Depois de almoço, decidimos que o melhor seria abdicar, por enquanto, dos nossos planos em Elvas e ficar apenas a tarde toda na piscina da Casa dos Marias. Caso para dizer que os nossos planos foram por água abaixo… Mas num bom sentido, pois acabámos por ter um fim-de-semana muito tranquilo. Nesse dia, apenas abandonámos o alojamento para ir jantar e o Girassol foi novamente o local escolhido, para uma bela açorda alentejana e uma Sericaia! Depois de jantar, nem o facto de já ser de noite acalmou as elevadas temperaturas na rua e apesar de ainda termos dado um saltinho ao centro de Elvas, o calor continuava demasiado insuportável. Portanto, visitar Elvas e o seu Forte vai ter de ficar para outra altura…
QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante, que gosta de ler livros, escrever cartas, colecionar figuras e outras tralhas. Cinéfila assídua, apaixonada por viajar, seja em filmes ou, especialmente, no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário