domingo, 29 de maio de 2022

Onde mangiare em Veneza? (Itália)

    A qualidade da gastronomia italiana é conhecida por todo o mundo e quando vamos a Itália estamos sempre com as expectativas elevadas no que toca às refeições. Infelizmente, alguns sítios tendem a não apresentar uma relação positiva entre qualidade e preço, com custos elevados, destinados a turistas, e porções insuficientes de comida. Isto é algo que acontece muito em Veneza, onde também as taxas de servizio contribuem para um aumento do valor final da conta. Durante a nossa estadia, visitámos alguns restaurantes. Tentámos sempre procurar locais acessíveis, mas, mesmo assim, fomos por várias vezes surpreendidos com números na conta que nem percebíamos de onde vinham - notámos que nem sempre os preços na ementa são os praticados e muitas vezes a referida taxa de servizio vem escrita em letras tão pequenas que nem com uma lupa as conseguiríamos ler. Logo no nosso primeiro dia, demos por nós a pagar um preço absurdo por uma refeição que não nos deixou totalmente satisfeitos, num restaurante que nos cobrou cerca de 8€ por coperto (por pessoa!). A partir daí, começámos a ter mais cuidado e evitámos restaurantes perto das zonas centrais da Ponte de Rialto e da Praça de São Marcos. Dos que visitámos, seguem-se alguns locais que recomendamos, para refeições ou para petiscos.


1. Bacaro Quebrado

    Um “bacaro” é uma espécie de taberna, no dialeto veneziano. No caso do Bacaro Quebrado, podemos dizer que é uma espécie de taberna moderna. Descobrimos este local após uma visita ao TripAdvisor, que nos dizia que este era o restaurante mais visitado em Veneza. Decidimos experimentar e foi uma agradável surpresa. O espaço em si é bastante pequeno, decorado com o macaco que é o símbolo da casa e elementos relacionados com Veneza e também da Juventus e uma camisola do Higuaín, que aparentemente já lá esteve. Na ementa, existem, para além de algumas massas e lasanhas, também várias entradas que queríamos experimentar nesta viagem e que estavam deliciosas, que foi o caso dos Arancini e das Olives Ascolanes. Para sobremesa, a Torta della Nonna estava absolutamente deliciosa, assim como o Cheesecake.


    2. Fuori Rotta

Este restaurante situa-se no Campo Santa Margherita, onde encontrámos preços mais acessíveis, mesmo em esplanadas – não somos grandes fãs de comer ao ar livre, mas a animação do Campo e a beleza ao nosso redor fez-nos querer jantar no exterior. No menu do restaurante encontramos uma grande variedade de pizzas. As que provámos estavam muito boas!


    3. Pasticceria Tonolo

Um dos motivos que nos fez querer dar um saltinho à Pasticceria Tonolo foi o facto de esta pastelaria ser um dos locais recomendados do livro Corto Sconto - La guida di Corto Maltese alla Venezia nascosta, que nos apresenta um guia detalhado dos locais visitados por Hugo Pratt, o criador de Corto Maltese. O local é pequeno e não tem mesas e rapidamente enche. Quando lá fomos, estava uma excursão no interior, mas nem isso nos impediu de provar um delicioso Tiramisù e de beber um autêntico café italiano.


4. Trattoria Locanda Al Raspo de Ua

    Para quem sair da ilha principal e decidir visitar Burano, este é um restaurante a não perder, localizado perto do porto do Vaporetto que passa pela ilha. Aqui provámos uma deliciosa comida italiana, como um maravilho Spaghetti Alla Amatriciana e um Spaghetti ai Frutti di Mare. A comida estava tão boa que não resistimos a comer também uma fatia de Tiramisù! O local em si é também visitado por muitas excursões, mas é bastante espaçoso.


5. La Colonna

    Localizado mais a norte da ilha, o restaurante La Colonna localiza-se num edifício antigo e apresenta também uma boa esplanada para quem gosta de comer ao ar livre. Nota-se que é um negócio familiar e a comida é fresca e feita na hora. No nosso caso, provámos massas e também estavam muito boas e com preços acessíveis – e sem uma taxa de servizio exagerada.


Estes são apenas cinco dos vários sítios que visitámos durante a nossa estadia em Veneza. Foram os que nos apresentaram as melhores refeições e com preços acessíveis, por esse motivo não podíamos deixar de os sugerir.

Sem comentários:

Enviar um comentário